sábado, 11 de março de 2017

The game is on e o I love you




{Esta análise contém spoilers da 4 temporada}

Sherlock Holmes ama adrenalina,ama a emoção e a energia que são liberadas ao resolver um caso impossível, isso faz bem para a mente dele. O trabalho era a coisa mais importante do mundo.
Sendo assim nesse jogo há algumas regras,uma delas em sua concepção filosófica se resume em: quem está nesse jogo não pode ter laços emocionais,como amar, pois amor está no lado perdedor e Sherlock Holmes jamais quis estar um segundo sequer nesse lado.

Mas então vieram pessoas que Sherlock nunca pensou que poderiam ser suas amigas, ele mesmo dizia que a solidão o protegia, porém o amor deles por ele foi tanto que aos pouquinhos vai caindo sua máscara de frieza em certos momentos só para demonstrar o quanto ele se importa, mas sempre tentando não ser direto demais

Até que o dia de enfrentar o passado que o tornou assim chegou, Eurus ,sua irmã mais nova o fez de cobaia para seus experimentos psicopatas, pelo visto não era só ele que gostava de um bom jogo naquela família. Passou pelas provas sem muito pestanejar até que numa sala com um caixão sem nome , numa rápida dedução descobriu-se que era para Molly Hopper, a mulher que contava.


Você pode assistir a cena completa AQUI

A irmã então lança o desafio: se ela não disser que o ama,ela morre. O desespero de Sherlock surge, lembrando que outra vez ele também conversou com pessoas efetivamente amarradas a explosivos e só ele poderia salva-los, mas agiu de forma fria e distante, meramente pelo jogo. Dessa vez sua amiga estava em perigo.
Sherlock implora para que ela diga o que foi pedido, ele queria ao mesmo tempo salva-la e vencer mais essa etapa do jogo. Molly se nega, se nega porque é verdade e não diria a verdade assim sem receber um feedback.
"Say it like you mean it"



Então as três estranhas palavras se fazem ecoar dos lábios do detetive, Molly não acredita nelas, novamente ele as repete ,mas não foi mera ecolalia, foi de dentro , ele realmente a ama e mal sabia que podia ama-la.
Molly finalmente diz a frase de sua salvação e Sherlock aliviado fala a irmã que ele venceu o jogo, Eurus no entanto revela que na verdade ele perdeu, perdeu ao deixar o Amor vencer. Na verdade não existia uma bomba sequer na pequena casa de Molly Hopper, apenas havia a certeza oculta em Eurus Holmes de que seu irmão iria ser pego justamente ali, falando o que sentia pela primeira vez em bastante tempo algo que ele tanto tentou fugir.
O grande Sherlock perdeu o jogo e está muito abalado, a cena intensa a seguir com o caixão é a segunda exteriorização extrema que vemos em menos de 5 minutos nesse episódio. Destruir e gritar é a forma que ele tinha pra demonstrar um pouco do que se passava por dentro. Lá estava ele novamente no lado perdedor,no lado que tem consciência sobre estar amando.


Ana Paula Lima



Nota final: Não sejamos minimalistas,quando digo 'estar amando' não me refiro necessariamente ao amor romântico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também